Utopia e desilusão no cinema de Carlos Diegues

Sin categoría

Palavras de Cinema

O grupo de escravos tenta resistir e ser livre. A mulher e seus amigos “chegados de longe” andam em círculos, sonham, encontram a pior parte da cidade grande. Com esses pontos de partida, Ganga Zumba e A Grande Cidade, ambos de Carlos Diegues, refletem sentimentos anteriores e posteriores ao Golpe de 64 no Brasil.

No primeiro caso, mostra a resistência e a fuga de um grupo de escravos – entre eles a personagem-título – para chegar ao Quilombo dos Palmares, onde poderão viver livres. O ambiente nunca mostrado, uma representação da utopia da obra.

ganga zumba

O que a move é o desejo de liberdade dos oprimidos em contraponto à selvageria dos opressores brancos e seus capitães do mato. Ganga Zumba (Antônio Pitanga) é o jovem escravo que pode se tornar líder de Palmares. Com outros, ele consegue fugir. Por dias, é caçado, quase morre e luta desesperadamente.

Então no início…

Ver la entrada original 663 palabras más

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s